Resenha | Memórias Fictícias - Carina Corá



Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.



Edição: 1

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798774
Ano: 2013
Páginas: 208



"Seja bem-vindo, meu caro livro, às minhas memórias fictícias."                                                            29 de Feveiro, Coralina de Lilá
             Dividido em quatro narrativas apresentadas como diários, escritos por três seres - Coralina de Lilá, Érus e Bianca Giacomina - que buscam a cima de tudo viver na superfície da realidade.. Um ser que já se tornou inusitadamente imaginário, e dois que estão entre o limiar da realidade e da ficção.

Primeiro Diário 
 Érus
por Coralina de Lilá
 O primeiro diário, escrito por Coralina de Lilá (Coral) retrata sua chegada a casa da freira Bianca. Coral não estava satisfeita com a escolha de sua mãe, estava revoltada por Tarsila estar se "rebaixando" tanto ao aceitar cuidar e trabalhar para uma freira. Assim que chega na casa de Giacomina, Coral percebe a Torre , sem ter a mínima ideia dos encantos e perigos desta. 
 Desde sua chegada, uma coisa que a intriga são os olhos da Freira. O olhar de Giacomina não permitia ninguém de poder perceber o resto de sua face. Era um olhar vidrante, uma piscina de um azul denso e líquido, sinceros e perturbadores, e desde o início Coral teve o pressentimento que aqueles olhos perturbadores estavam testando-a.. e avisando-a de algo..

A Torre intriga Coral de um jeito que nada jamais a intrigou. Ela sente uma necessidade de entrar nela, e ao mesmo tempo um medo imenso do que Bianca pode fazer se ela for. 
A intriga a vence.
Coral conhece Érus - dono de olhos azuis tão penetrantes quanto os de Bianca, e de um universo retratado em si - , por quem se apaixona perdidamente. E seu universo fictício, pelo qual agora necessita para sobreviver. De todas suas idas e vindas da torre Coral tem novas lembranças, ela precisa de seu mundo para sobreviver, mas o que será dela sem Érus, o lago de cristal, as histórias? 
É como uma droga. Um desejo incontrolável de estar neste outro mundo. E perto de seu amado.

"Sentia-me especial por ter esse mundo mágico de fuga. Era como se eu não fosse humana, e ninguém mais pudesse me compreender. Somente eu tinha acesso a esse encanto. Por enquanto, eu estava           sozinha, e me engendrava mais profundamente no labirinto...                                                                             Até que não consegui mais voltar."  Coralina de Lilá, pág 37  
 
Segundo Diário 
 Érus
por Bianca Giacomina

Este segundo diário é narrado por Bianca. Ela conta sua história desde os tempos da adolescência, desde quando era uma menina apaixonada no mundo, quando era apenas Bianca.
Bianca comete muitos erros em sua juventude, e também ajuda a muitos. É rejeitada pelo próprio pai por atos ruins, e assim amadurece cedo.
Ao longo do tempo Giacomina toma atitudes, e escolhe coisas que mudam completamente sua vida. Uma destas atitudes é servir ao Senhor, Giacomina vira uma Freira.
Neste diário ela revela segredos que envolvem muitas pessoas. Inclusive explica todo seu parentesco com Tarsila (mãe de Coral). Porém os mais intrigantes são sobre seu filho e seu mundo imaginário, criado por ele mesmo quando era ainda uma criança, um mundo imaginário que ele também criou invadindo os pensamentos do seu amor, Coralina de Lilá, a muito tempo, quando ela nem sabia que existia alguém chamado Érus no mundo.

"Muito obrigada, meu livro, por me ouvir e guardar essas confidências de uma mãe.  Uma mãe que pecou mais do que qualquer outra."                                                                                                              17 de abril, Irmã Bianca Giacomina 
Terceiro Diário 
 Coralina de Lilá
por Bianca Giacomina

O terceiro diário é narrado por Giacomina, desta vez ela retrata Coral, desde que entrou em sua casa, ou melhor, um pouco antes disso, porém bem depois de saber de sua existência. 
Giacomina relata seus sofrimentos, angustias, erros, verdades, mentiras. E também o por que de "odiar" Coral, e ao longo do tempo nos conta como se deu conta de toda a verdade, sobre Érus, a torre, o lago e Coralina. 
Bianca, porém, faz o possível e o impossível para consertar seus erros. Todos eles.


"Eu daria minha vida para vê-la sorrir novamente."                                                                                   - Bianca Giacomina

Quarto Diário 
A Nova Irmã
por Érus
Este último diário é narrado por Érus, ele descreve sua vida desde a infância, onde tudo começou, quando ele precisou criar o mundo imaginário para se refugiar, quando os acontecimentos levaram Giacomina a se aventurar com ele, quando ele começou a invadir a mente de uma menina chamada Coralina.
Érus explica muitas coisas sobre a Torre, o lago de Cristal, e principalmente sobre sua mãe, sobre seu passado, e tudo que o levou e ser "imaginário". 
Érus também descreve seu ponto de vista sobre o romance com Coral, seu grande amor.
E no desfecho do livro acontecem coisas inimagináveis, incríveis mesmo. E eu não vou contar, pois um romance misterioso desses tem que ser lido por completo para ser entendido.


"Pois bem, meu caro livro, perdoe-me. Esse é o fim."                                                                              -Érus



O livro de Carina Corá, é encantador, Eu particularmente não gosto muito de romances, porém esse eu não me arrependo de ter lido.
A história pode se passar tanto em um tempo moderno ou vitoriano, e isso é incrível! A autora deixa você imaginar como quiser. A aparência dos personagens - apesar de descrita - também pode ser imaginada mais do seu jeito. Isso foi uma das coisas que mais gostei no livro. 
A história, no início não me foi surpreendente eu admito, mas quando o meio do livro começa.. a história começa a voar! E não vou mentir.. essa história mexeu comigo de algum modo!
Nota: 4/5


Agradeço muito a Carina por escrever este livro, e por envia-lo a mim, obrigada por acreditar que eu conseguiria "descreve-lo" como merecia! Apesar de minha resenha nem ter ficado tão boa assim..

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »