Resenha | Extraordinário - R.J. Palacio


Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 320
Tradutor: Rachel Agavino
Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.







Resenha:
  August nasceu com uma séria deformidade facial, o que o levou a fazer várias cirurgias - algumas que não tiraram sua vida por um fio. Até os 10 anos Auggie nunca havia frequentado uma escola, até que seus pais decidem que á é hora disso. É sempre difícil ser aluno novo, imagine então, como deve ser um horror ter um rosto tão diferente do normal.. e não ter pelo menos um amigo. 





  Auggie enfrenta a missão de conseguir fazer amizades apesar de sua aparência, tentando convencer a todos que é um menino normal como eles. Apesar de saber que não é totalmente "normal", em todos os sentidos na minha opinião, Auggie é o menino mais incrível que já vi. 

    "Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola.Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." - Auggie

  Extraordinário faz jus ao nome. 
 Sabe aquele livro que você não consegue se conter na hora de virar as páginas? Quando é automático? Este é um deles. É raro um livro mexer assim comigo, muito difícil mesmo. R.J. Palacio aborda temas como o caráter, a amizade, o  amor, as diferenças, e trança uma história tão linda com esses e alguns outros elementos.  
 Auggie e seus amigos não são pessoas de 16,18 anos. São crianças de 10, 11! E a maturidade e caráter deles é incomparável, conheço pessoas muito mais velhas que não tem essa maturidade, e muito menos esse caráter, acho que, na verdade, todos conhecemos! Isso me mostra que nunca devemos julgar por idades, ás vezes o menor dos seres, vale pelo maior.  Eles me deixaram comovida, pelos erros, pelas admissões, amor e carinho com o qual lidavam que me senti tão inútil! São personagens únicos, diferentes. Até mesmo os "vilões" da história.

 O jeito prático com qual Palacio muda os personagens é genial! Às vezes temos o próprio Auggie contando sobre sua vida, ou sua irmã Via, ou a amiga Miranda, Julian.. E todos eles tem jeitos incríveis de pensar! São pessoas admiráveis, porém, ao mesmo tempo errantes. 

Foto : Just Carol
Uma das coisas que me deixou mais intrigada foi o jeito de Auggie reagir a todas as "discriminações" por seu rosto, o sutos de outras crianças achando que ele era um monstro.. ele se sente triste claro, mas não deixa transparecer, ele reage de um jeito engraçado e sarcástico as vezes <3  O jeito desse menino pensar é inspirador, vale a pena lembrar isso, Auggie é realmente uma pessoa extraordinária! Sua família também é maravilhosa, muito bem formada. Pessoas honestas, engraçadas, felizes e amorosas. 
 Palacio faz cada pessoas ser única, alguns peculiares, porém engraçados e legais, outros felizes, amigos, bobos e irritantes *----* E cada um deles tem um papel importante na história e na vida de Auggie!
  Sem dúvidas o livro mais Extraordinário que já li! Me ensinou muitas coisas, suas frases, preceitos.. essas coisas mudaram meu jeito de pensar, de ver o mundo e as pessoas, as necessidades de cada um.  

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." -August Pullman
    Nota: 5/5 <3

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »