Resenha | O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito


Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia. "O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico. Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros".  

















Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século

ISBN: 9788542800593

Ano: 2013

Páginas: 151







Resenha

Merlin e seu irmão Nennius tem uma vida pobre e sofrida. Um dia, obrigados pela mãe furtam uma grande feira e são pegos. Jogados nas masmorras, perdem as esperanças para o futuro, fadados a morrerem lá. O que nenhum deles sabe, é que tudo vai mudar.
Blaise, o druida vai até as masmorras para tira-los de lá, os irmãos acham que serão libertados, ou que terão de trabalhar como escravos, e comparado a morte lenta e dolorosa, essas opções são melhores. Porém, o que Blaise planeja é usa-los como sacríficio para a natureza, em um favor ao traidor Vortigern. O mestre druída mata Nennius, e em seu sangue vê o que a natureza reserva a Merlin, que está marcado para ser o maior mago que a Britânia jamais teve.

Merlin é treinado por Blaise - jurado de morte por ter matado seu irmão -, e aprende rapidamente sobre os druidas, feitiços... E os mestre Blaise e Mazadân se impressionam, temem ao aprendiz. 

Iniciando sua própria jornada, Merlin ajuda Uther a vencer uma guerra quase impossível. E o príncipe, ganansioso, depravado, deseja a mulher de Gorlois - um de seus mais fiéis amigos - , Igraine, que é conhecida por sua lendária beleza. Determinado a tê-la, ele precisa da ajuda de Merlin, que assim o faz. Uther consegue violar Igraine com a ajuda de um feitiço de Merlin. A filha mais nova de Gorlois e Igraine, Morgana, de 5 anos, percebe o feitiço. E jura vingança ao druída por matar seu pai e destruir sua família.

Toda ajuda tem um preço, e o de Merlin foi o filho de Uther com Igraine. O menino tinha um grande destino, Merlin o nomeou Arthur, e o entregou a Gahmuret, um nobre de sua total confiança, e avisa que buscará o menino quando completar 7 anos. Nesse tempo, o druída busca a educação dos cristãos (crença inimiga dos druídas), onde é apreciado por todos, e, dizem os padres, teria um cargo na corte papal. Quando consegue todos os ensinamentos que precisa, parte para buscar Arthur. Merlin não era cristão ou druída, denominava a si mesmo um Mago.

Arthur, O Grande Rei, mudará o destino da Britânia para sempre.



"[...] Só tenho um desejo em meu coração: Vingança!"
- Morgana

Sempre fui fã de histórias antigas, medievais, mas até agora, sobre Arthur, Excaibur, Merlin, só conhecia a famosa história tradicional.

É um livro pequeno, porém, quando lê-lo tem que QUERER fazer isso, pois se você não tiver atenção, não vai captar a história, nem seus pequenos detalhes, que serão importantes no decorrer do livro.

A escrita do autor nos faz querer mais, e aí continuamos folheando, e folheando.. achei uma escrita deliciosa, não muito detalhada, mas rápida, explicativa, e bem fluída. E é um livro bem 'aberto', não sei explicar, é como se o autor não tivesse nada a esconder, que mesmo não tendo muitos segredos, conseguisse chamar a atenção. Entendem?

Um defeito do livro... ele é pequeno! Imagina a dose de aventura épica a mais se o livro fosse maior >_< Quanto aos personagens, minha preferida é a Morgana (siim! A 'vilã' da história!), Merlin destruiu sua vida e sua família.. não acho que ela precisasse fazer tudo que fez, porém gosto da imagem dela. Uma mulher forte, poderosa, sexy e inteligente. Arthur é um rei muito amável, ele é bom, caridoso, honesto, bondoso, o rei que a Britânia precisava, um pacificador. 

Uma história que não tem final feliz, mas apesar disso é um final glorioso. Recomendo a leitura para quem gosta de coisas rápidas, e ao mesmo tempo eletrizantes. Esse livro é exatamente assim, uma história muito conhecida, descrita um pouco diferente no livro, mas épica.


Nota:

4/5




E aí pessoal! Algum fã de histórias épicas e medievais? Quem já leu o livro, o que achou? E quem se interessou? Comentem!

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D