Resenha | Sereia de Vidro - Marcelo Antinori

Autor: Marcelo Antinori | Editora: Bússola | Páginas: 72 | Ano: 2015
Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece.Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo.Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. 



“Pior que o diabo só mesmo se o diabo aparece na forma de uma mulher.”

Nosso protagonista é um escritor que não se satisfaz com nada que escreve há muito tempo, e procura novas idéias e criatividade em todos os lugares. Até que – por indicação de amigos – ele resolve visitar um convento, onde há uma Madre cartomante. Nas cartas de tarô, ele descobre que a monotonia de sua vida logo se esvairá, peculiares mudanças o aguardam, bagunçando até mesmo as áreas mais resolvidas de sua vida. E todas essas mudanças começam a ser desencadeadas por uma carta: Uma Dama de Paus. 
A entrada dessa sedutora Dama acaba por bagunçar totalmente sua vida, desde o seu casamento a seus negócios, fazendo-o descobrir segredos muito bem guardados e esquemas minuciosamente planejados, e quando se dá conta, já está inserido com o crime organizado, a corrupção e o tráfico de drogas. 

A obra possui apenas 72 páginas, pois “Sereia de Vidro” faz parte de um projeto de contos de mesmo nome que busca estimular a leitura em ônibus, metrô, tendo assim, formato simples de bolso e poucas páginas. Um projeto incrível da Editora Bússola, devo citar. E este primeiro volume é um livro mínimo em tudo, exceto no conteúdo.



O livro é narrado em 1ª pessoa, acabando por nos revelar os sentimentos de nosso protagonista relativos a seus erros e acertos. O interessante dessa forma de narração é o modo como faz tudo parecer mais real, o que se deve ao fato de estarmos em contato direto com a mente de nosso personagem: Vemos seus erros e acertos, compartilhamos de suas dúvidas e omissões. Não estamos lidando com uma pessoa perfeita, o que é confortante, e nos motiva a seguir em frente na busca de respostas juntamente com o personagem, e se já tivermos a resposta, torcer para ele encontrá-la. A grande maioria dos personagens apresentados ao leitor são bem construídos e possuem certa profundidade, essa que merece ser explorada, à intenção de que o leitor entenda – ou pelo menos conheça - os motivos de cada um deles, afinal são todos muito diferentes. 

A escrita do autor merece destaque, pois ele escreve com maestria. Antinori tece uma trama, apresenta-a ao leitor e aprofunda-a em pouquíssimas páginas, de um modo que muitos autores não conseguem fazer, e quando conseguem, tornam a escrita corrida e com furos. "Sereia de Vidro" é um livro muito bem estruturado; Formado por camadas de segredos, mistérios e acontecimentos, e apesar de essa ser uma característica forte dos Romances Policiais, nem todo autor cria uma história complexa de modo correto. Marcelo nos apresenta gradativamente as camadas interiores de sua história, ligando uma informação à outra e tornando um mistério mais claro, mas ao mesmo tempo em que as informações se complementam na resolução de um problema, encontram uma brecha para um novo, consideravelmente maior que o anterior e desse modo, nos sacia e instiga com a mesma facilidade. O livro é extremamente bem desenvolvido, o único “pecado” cometido no processo de escrita foi a falta de um clímax. Não que o livro não possua momentos que te intriguem e sejam cruciais, obviamente possui, mas senti falta de um momento ‘maior’, mais instigante.


Com todos os pontos positivos da obra, é hora de falarmos da história em si. Instigante e misteriosa são dois adjetivos mais que adequados a ela. O autor dispõe, gradativamente, de várias pontas da história, e a conduz num ritmo no qual, com um bom raciocínio, você pode ser até mais veloz que o protagonista na resolução dos mistérios, o que acaba por ser um ‘jogo’ muito interessante, dando a impressão de que nós, leitores, estamos em uma real investigação. E não, isso não torna o livro não é previsível, e isso uma coisa perceptível a qualquer um é que sempre há algo a mais. A história é detalhada na medida certa e é narrada do mesmo modo, o conjunto acaba por fluir muito bem. É um livro realmente pequenino, mas de um conteúdo muito rico. 
Às últimas páginas deixam o típico ar de suspense no ar, indicando que ainda haverá muitos acontecimentos. O livro consegue iniciar e fechar um ciclo em 71 páginas, a septuagésima segunda nos dá uma prévia do que virá, deixando explícito que todos os acontecimentos da segunda obra possuirão maior grandiosidade.
Um livro que eu indico a todos vocês, em especial aos amantes de romances policiais e pessoas que possuem um tempo curto para ler. Sereia de Vidro possui um custo baixíssimo, que nunca chegará à altura do que carrega por baixo de sua fina capa. É um livro notável em todos os aspectos, desde o núcleo até a borda, que provavelmente continuará a expandir-se nos contos futuros.

Nota: 
4,5/5



Próximo
Esta é a postagem mais nova
Anterior
Next Post »
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D